Informação precisa de ponta a ponta

Voltar
22 de Novembro de 2019

Brasil assina ARM com Mercosul e China

Os países do Mercosul assinaram um Acordo de Reconhecimento Mútuo (ARM), fundamental para a viabilizar as operações com empresas OEA (aquelas habilitadas no programa Operador Econômico Autorizado).

De acordo com o chefe da Divisão de Comércio e Investimentos do BID, Jaime Granados, o acordo é o caminho para permitir a integração do OEA no bloco, fortalecendo a cooperação regional, promovendo o comércio intrarregional, e avançando na facilitação de comércio.

"Estamos convencidos da importância estratégica dessa agenda de integração. E esperamos avançar passo a passo", destacou Granados durante evento do Procomex, em São Paulo, nesta quarta feira (13/11).

Segundo o diretor do Programa OEA do Uruguai e coordenador do grupo AdHoc OEA Mercosul, Diego Casella, foi mais de um ano de trabalho para chegar ao Acordo.

"A garantia de ter um ARM assegura a facilitação do comércio internacional", resumiu ele ao ressaltar ainda que "estamos acostumados em ter assinaturas entre dois países e hoje temos a assinatura entre cinco países".

O acordo resultou de quatro etapas, sendo a primeira a avaliação da compatibilidade entre os programas dos países que possuem realidades diferentes. A partir daí, o segundo passo foi realizar auditorias em empresas para validar as boas práticas, para então entrar na terceira fase, que foi a negociação de benefícios, chegando à etapa final de assinatura.

No evento, também foi apresentado o ARM Brasil-China, recentemente assinado pelo presidente da república, em sua viagem ao país asiático.

O fluxo de comércio entre os dois países pede a redução dos tempos de despachos, e entre as consequências imediatas do Acordo está a equalização da conformidade na questão facilitação versus controle, resultando em grandes benefícios, segundo os palestrantes.

Para o supervisor de importação da Huawei, Zeic Sullivan do Amaral, o acordo reforça o compromisso entre os dois países, sendo importante ressaltar que ocorreu em apenas oito meses após a implantação do plano de trabalho. "Esse curto prazo demonstra como são importantes as relações para os dois lados".


Do: Aduaneiras
Por: Andréa Campos

Todos direitos reservados aos responsáveis do site citado.

Disponível em: https://www.aduaneiras.com.br/Materias?guid=6d89d22ffdfdc8c16cd330c7daaa7b9d | Acesso em: 21/11/2019 às 14h10.

Sua cotação mais rápida, fácil e segura!