Informação precisa de ponta a ponta

Voltar
30 de Setembro de 2015

SEP assina autorização e prorrogação antecipada de dois terminais

O ministro-chefe da SEP (Secretaria Especial de Portos), Edinho Araújo, assinou a prorrogação antecipada de contrato do terminal da CSN e também autorizou a instalação de um TUP (Terminal de Uso Privado) da empresa Vetria Mineração, em Santos.
Os dois representarão investimentos da ordem de R$ 5 bilhões nos próximos anos. "Os novos empreendimentos autorizados hoje provam que o setor portuário brasileiro apresenta uma demanda aquecida, e pode contribuir para a recuperação da economia brasileira", afirmou o ministro.
O primeiro documento assinado, da CSN, prevê a ampliação do terminal de carvão - Tecar, localizado no porto de Itaguaí, que movimenta minério de ferro e carvão. A prorrogação antecipada por 25 anos vai duplicar a capacidade das instalações, passando de 30 milhões para 60 milhões de toneladas ao ano.
De acordo com o ministro, a CSN assumiu o compromisso de fazer os investimentos até dezembro de 2019. Segundo ele, a prorrogação antecipada do terminal no Estado do Rio de Janeiro está prevista na Lei dos Portos, que permite o reequilíbrio econômico mediante o compromisso de novos investimentos.
A autorização para instalação do TUP da Vetria Mineração, deve ocupar área de 1,9 milhão de metros quadrados e vai movimentar três tipos de minério de ferro.
O prazo de execução do investimento de R$ 2,5 bilhões é dezembro de 2016 com previsão de movimentação de 25 milhões de toneladas por ano.

Fonte: http://www.guiamaritimo.com/


Sua cotação mais rápida, fácil e segura!